O projetor Full HD mais pequeno do mundo cabe na palma da tua mão


A MWC é uma das maiores feiras de tecnologia e um excelente local para empresas menos conhecidas mostrarem os seus produtos que, por vezes, são revolucionários mas acabam por passar despercebidos. Bem ao pé de gigantes como a IBM e a Samsung está a UO Beam, uma subsidiária da SK Telecom, que colocou num cubo bastante compacto um projector de alta resolução para o teu smartphone.

O UO Smart Beam Laser Projector saiu da CES 2016, que decorreu no início do ano em Las Vegas, com um prémio atribuído pela sua tecnologia inovadora. Trata-se de um pequeno projetor, com cerca de 5,5 centímetros de comprimento, que transmite o ecrã do teu smartphone – não só vídeos ou jogos, mas também menus e até uma videochamada – para uma qualquer superfície: parede, teto ou para a palma da mão.

uosmartprojectormwc16_02

O gadget tanto funciona com Android como com iOS e a sua bateria, de 4200 mAh, pode transmitir imagens com a resolução de 720p durante duas horas, embora possa também trabalhar enquanto está ligado à corrente. A UO Beam diz mesmo que este é o projetor HD a laser mais pequeno do mundo.

uosmartprojectormwc16_03

A imagem é boa, embora seja praticamente obrigatório um ambiente bastante escuro para que tudo possa ser visto com nitidez. Quanto mais longe o projetor estiver da superfície, maior será a imagem, mas também menor será a sua qualidade.

Este foi um produto lançado já no ano passado e que foi até um dos melhores do ano para a Wired, e o que a UO Beam está a promover na MWC é a segunda versão do equipamento. É ainda um protótipo, mas vai passar de modestos 60 lumens na primeira edição para 200, uma autonomia maior e, o mais curioso, irá dispensar a utilização de um smartphone, já que virá com o sistema operativo Android integrado.

uosmartprojectormwc16_04

uosmartprojectormwc16_05

A segunda versão, que deverá ser lançada em meio, tem também um slot para cartões microSD e traz também a tecnologia DLP, que melhora a precisão das cores e permite que a resolução da imagem suba para os 1080p. Tudo isto mantendo o mesmo tamanho.

Este é um produto bastante interessante e que poderá ser uma ótima escolha para quem gosta de longas maratonas de filmes e séries, podendo fazê-lo em praticamente qualquer lugar. O UO Smart Beam Laser Projector tem um preço de 400 dólares, mas ainda não há indicação de preço para o segundo modelo.