Atenção! Já só tem um mês para actualizar para o Windows 10


Apresentado ao mundo, de forma oficial, no dia 29 de Julho de 2015, o Windows 10 quer ser a plataforma que vai unificar os diferentes sistemas operativos da Microsoft.

A Microsoft resolveu dar a todos os utilizadores do Windows 7 e 8.1 a possibilidade de fazerem a actualização para o novo Windows de forma gratuita. Durante um ano esteve disponível e agora, a um mês do fim, é hora de todos actualizarem para o Windows 10!

A chegada do Windows 10 foi um marco muito importante para a Microsoft. É o início de um processo que levará à criação de um sistema unificado e que correrá em todas as plataformas onde a empresa tem presença.

O facto da Microsoft ter lançado o Windows 10 como uma actualização gratuita, ajudou ao seu crescimento. Mas essa oferta está a terminar já dentro de um mês e é hora de decidirem se querem ou não ter acesso a esta nova versão, de forma completamente gratuita.

windows-10-drop-shadow_thumb

A adopção do Windows 10

A adopção do Windows 10 foi rápida no início, pois muitos utilizadores quiseram instalar de imediato esta nova versão. Com os números sempre a aumentar, a curva de crescimento acabaria por perder a força e estabilizar.

Se o objectivo da Microsoft é ter o novo Windows em mil milhões dispositivos até 2018, tem de aumentar o ritmo de adopção e convencer os utilizadores que este é o sistema operativo que devem usar.

Vários marcos foram conseguidos, em poucos dias conseguiu derrotar alguns concorrentes, mas ao longo do ano esse valor abrandou e o crescimento diminuiu. Contas feitas no mês passado tinha já 15% de quota de mercado e recentemente conseguiu ultrapassar o sistema operativo mais usado, o Windows 7.

windows10_ms_4-720x450

A actualização (forçada) para o Windows 10

Se muitos utilizadores aceitaram de bom grado a oferta do Windows 10 e a actualização, muitos houve que cedo tomaram a decisão de não instalar esta nova versão, mantendo-se nas anteriores, com provas dadas.

A Microsoft optou por tomar uma atitude mais agressiva, propondo aos utilizadores a actualização. Depois de ver que mesmo assim não conseguia a adopção que queria, mudou a táctica e foram vários os casos de utilizadores que viram as suas máquinas actualizadas sem o seu consentimento. Estas medidas caíram mal aos utilizadores que não queriam mudar.

Tudo mudou agora, mas apenas depois da Microsoft ter sido obrigada a pagar 10 mil dólares, por ter feito esta actualização num utilizador que não a pediu.

win10_update_mes_2-720x483

Os problemas de privacidade

Cedo se descobriu que a Microsoft estava a recolher dados e telemetria do Windows 10. Esta era uma situação nova mas não teve uma boa reacção do lado dos utilizadores.

Confrontada várias vezes com esta situação, a Microsoft começou por negar que “espiava” os utilizadores, acabando mais tarde por explicar de forma clara como e quando recolhia estes dados.

Curiosamente este é actualmente um problema que foi ultrapassado e, apesar de ainda estar presente, os utilizadores aprenderam bem a viver com esta situação.

win_10_ransomware_1-720x440

O fim da oferta do Windows 10

O período de oferta do Windows 10 está a acabar. Será no dia 29 de Julho que a Microsoft começará a cobrar 119 dólares por cada nova instalação deste sistema operativo. Está assim na hora de quem não actualizou… actualizar, se for essa a vontade!

O Windows 10 está actualmente mais maduro e com menos problemas. Estes problemas afectaram inicialmente algumas máquinas. A actualização é simples e a Microsoft criou um processo que não envolve qualquer intervenção do utilizador.

Lembrem-se também que mesmo que tenham problemas ou que não se adaptem ao Windows 10, podem reverter para a versão anterior, mas com a garantia de que a vossa licença está pronta para ser usada mais tarde.

win10_upgrade_1

Avaliem novamente o que vos levava a rejeitar o Windows 10 e ponderem a migração para este novo sistema, aproveitando a oferta da Microsoft. Em breve chegará a Actualização de Aniversário, provavelmente já no início de Julho e mais novidades irão chegar ao Windows 10, fazendo dele um sistema bastante completo.

O relógio começou a aproximar-se da hora final e é por isso o momento de decidirem de forma definitiva se querem ou não o Windows 10. A escolha é vossa!