AirTag da Apple, o novo gadget da gigante das comunicações. Após um ano de rumores da marca sobre este equipamento, a Apple lançou o AirTag no passado dia 20 de abril. Agora que a Apple abriu a corrida às encomendas, este dispositivo chegará entretanto às mãos daqueles que o adquirirão. Mas afinal, o que é a AirTag e para que serve? Continue a ler, nós explicamos tudo!
Este género de dispositivo, mais conhecido por etiquetas de localização, não são uma novidade no mercado, estando presentes já há muitos anos. No entanto, a Apple conseguiu criar um dispositivo de localização, que em parceria com a rede Encontrar da marca, será um produto único e com um ecossistema notório.
As AirTags só podem ter um utilizador por cada?
Sim. Este dispositivo, tal como muitos outros da marca, esta sempre relacionada com um ID Apple. Ou seja, a alocação do dispositivo será feita na compra ou ativação do mesmo. Isto significa que todas as AirTags terão uma identificação.
Existe limite de AirTags por cada ID Apple?
Tal como Kaiann Drance, executiva da marca, referiu, a empresa limitou em 16 o número máximo de AirTags por ID.
A AirTag pode ser desligada após ativação?
Estes dispositivos não estão preparados com um botão de ON/OFF. Esta operação de desligar o equipamento após ativação só pode ser efetuado se retirar a pilha do mesmo.
Podemos substituir a pilha do AirTag?
Sim. O equipamento vem equipado com uma bateria CR2032, que pode ser facilmente substituída pelo dono. A fonte de energia que encontramos na AirTag é muito semelhante às que já estamos habituados a ver em comandos, chaves de carros, relógios, etc.
Quão resistente é a AirTag?
Este gadget tem certificado IP67, fazendo dele resistente à poeira e à agua (até 1 metro de profundidade, durante 30 minutos). No entanto, apesar de resistente não é completamente à prova de água, por isso tem de ter isso em atenção ao utilizar a sua AirTag.
Desenhada para inúmeros cenários, a AirTag foi idealizada para localizar os objetos que regularmente perdemos de vista ou que queremos manter seguros e dentro do nosso “radar”. Objetos como as chaves do carro, casa, mala ou mochila são alguns dos exemplos. Outra das possibilidades é fazer tracking dos seus animais, apesar de não ser o cenário ideal pela Apple.
O equipamento tem um setup muito simples, mas para poder usufruir do mesmo deverá ter um iPhone que esteja a utilizar o iOS 14.5 ou superior. A Apple é conhecida pela facilidade de conexão entre aparelhos da marca e a AirTag não foge à regra. Basta aproximar a mesma do seu iPhone e aparecerá uma caixa de diálogo que irá solicitar a ligação da AirTag.
Apesar de o objetivo ser transmitir a sua localização, a AirTag não partilha a sua localização ou identificação com ninguém. Os utilizadores de Android não podem usufruir deste equipamento, mas no entanto, podem identificar AirTags perdidas através de NFC.
Ao apresentar este dispositivo, a executiva Kaiann referiu que estes podem ser vinculados via “Partilha com a família” e são capazes de identificar se uma AirTag próxima pertence à família. Possíveis de localizar através da rede Encontrar da Apple como já referimos, os gadgets de localização funcionam através de tecnologia de banda ultra larga para identificar a distância e direção precisa.
Já pensou em adquiri uma AirTag para si? Este novo aparelho demonstra ser uma mais valia para o nosso dia a dia e estará brevemente disponível na TecniMobile.
_____________
Partilhe este artigo com os seus amigos e família e vamos manter-nos a par das novidades no mundo das tecnologias!