Desconfia que o seu telemóvel foi hackeado? Como saber e resolver!
/ DeGraciela / Noticias / / 0 comentários

Desconfia que o seu telemóvel foi hackeado? Como saber e resolver!

Já referimos inúmeras vezes que os nossos telemóveis são uma grande parte do nosso dia a dia. Utilizamos para trabalho, lazer, conectar com amigos e família. Sem dúvida que qualquer problema que possa surgir deixa-nos preocupados e alarmados. Cada vez mais, com tanta informação online somos alvos de vários ataques ciber náuticos, tal como hacks! Desconfia que o seu telemóvel tenha sido hackeado? Descubra como pode ter a certeza, e caso se confirme, como resolver a situação. Continue a ler!

 

Com uma sociedade cada vez mais avançada, internet mais rápida e de mais fácil acessibilidade, 5G muito mais presente, um uso cada vez maior destes dispositivos, não podemos deixar de pensar no lado negativo. Hackers! Invasores online que encontram as nossas informações, roubam os nossos dados e deixam-nos em sobressalto.

Como é que os hackers acedem ao nosso dispositivo?

Estes hackers têm cada vez mais acesso a novas formas de proceder. Apesar de utilizarem inúmeros métodos para os seus fins maliciosos, estes são conhecidos como malware.

No entanto, se não estivermos familiarizados com este tipo de ataques, podemos ter dificuldade em identificar uma possível invasão. Dos vários existentes, estes são alguns dos métodos mais conhecidos:

  1. Sim Swap: Traduzindo, este termo significa “Troca de SIM”. Neste tipo de ataque, o hacker transfere o seu número de telemóvel para um chip que eles possuem, de forma a roubarem as suas contas.
  2. Evil Twin Networks: Mais vistos em redes públicas de Wi-Fi, estes ataques são redes falsas que imitam pontos de ligação verdadeiros. Conseguem roubar os dados do utilizador, através de uma página de autenticação (habitual nestes pontos de ligações) onde pedem os seus dados gerais. Assim, podem obter as informações necessárias.
  3. Spyware: Conhecido como “Vírus Espião”, tal como o nome indica estes são vírus utilizados para invadir o seu telemóvel e retirar as suas informações.
  4. Websites Falsos: Copiando as páginas mais conhecidas ao utilizador (tal como o banco, instituições do governo, credoras) este ataque foca-se na criação de um website falso, mas que se assemelha quase a 100% aos websites que já conhecemos. O utilizador ao preencher os formulários, garante acesso aos utilizadores no imediato.

Hack ao Telemóvel

Câmara Hackeada: É possível?

Apesar de ser um dos nossos maiores pesadelos, é algo que é possível e que acontece. Foi descoberto à pouco tempo que há um problema de segurança que permite este hack à câmara do seu telemóvel! Quando hackeada, dá a possibilidade ao hacker de tirar fotografias e até mesmo gravar vídeos, tal como aceder e registar os seus dados de localização. O pior desta situação é mesmo que o utilizador nem desconfia que o telemóvel foi hackeado.

Quer descobrir se o seu dispositivo foi hackeado?

Após descobrir as várias maneiras sobre como pode ser hackeado, obviamente que agora quer descobrir se está a ser vítima de um destes ataques. Como qualquer situação, existem algumas anomalias e “sintomas” que o ajudarão a identificar se tal está a acontecer. Dentro das quais:

  1. Verifique as suas aplicações e procure por alguma que não reconheça ou não se recorde de ter instalado. Verifique se existem mensagens que não foi você a enviar, arquivos que não fez download ou até mesmo chamadas.
  2. Um dispositivo lento pode ser sinal destes ataques de malware. Visto que são hacks que utilizam muita memória, isso pode tornar o seu telemóvel mais lento e consecutivamente diminuir o seu desempenho.
  3. Sente que os seus dados móveis estão a acabar mais rapidamente que o normal? Mesmo que você não esteja a utilizar assim tanto este recurso? Muitos dos vírus que existem hoje em dia usam a ligação do seu dispositivo à internet para executar ações online.
  4. Se verifica que o seu telemóvel reinicia sozinho, desliga-se mesmo com bateria disponível, ou não o consegue carregar? Isto são outros possíveis sinais de que foi hackeado!
  5. Um dos “sintomas” mais populares é o aparecimento de janelas pop-up, que aparecem e desaparecem com inúmeros anúncios (exibidos por adwares).

Telemóvel Hackeado

Já alguma vez verificou algum destes “sintomas” no seu telemóvel e não soube explicar a razão? Se sim, possivelmente foi hackeado! No entanto, se verifica algumas destas situações e não tem a certeza se está hackeado ou não, nada melhor do que verificar junto de profissionais! Contacte os técnicos especializados da TecniMobile e faça um diagnóstico gratuito ao seu telemóvel para descobrir se o seu telemóvel foi hackeado!

______________

Partilhe este artigo com os seus amigos e familiares! Afinal, um ataque deste género pode atingir qualquer um de nós por muitas precauções que tenhamos!