/ DePaulo Matos / Noticias / 0 comentários

Huawei é o fabricante que mantém o Android mais seguro

Todos sabem que os smartphones equipados com Android são os que mais estão vulneráveis a ataques e a problemas de segurança. A Google tenta que as marcas contrariem este cenário, mas até agora não em conseguido.

Um estudo da empresa Duo Security mostra, em detalhe, o cenário do Android no campo da segurança e revela que a Huawei é, de todas as marcas, a que melhor consegue manter os seus dispositivos actualizados.

Cada vez mais se conhecem falhas e vulnerabilidades no Android e nos seus dispositivos. A cada nova falha os equipamentos mais recentes são afectados e acabam por não ser actualizados.

A ideia da Google e dos fabricantes lançarem actualizações de segurança, veio dar alguma segurança aos utilizadores, mas a verdade é que ainda assim os números estão longe do que seria esperado.

As actualizações no universo Android

Os números apresentados pela Duo Security mostram a realidade do Android. De todos os equipamentos em utilização, 32% estão impossibilitados de receber actualizações de segurança por terem versões do Android demasiado antigas. Este é um número preocupante e que a Google não consegue reverter.

huawei_android_1

Para o resto dos equipamentos, a Duo afirma que mais de metade (51%) estão a correr versões do Android que não receberam as mais recentes actualizações de segurança. A nível global apenas 17% correm versões do Android com as actualizações de segurança aplicadas.

A Duo afirma ainda que segundo os seus dados, 3 em cada 10 dispositivos Android estão vulneráveis a 24 vulnerabilidades críticas que a Google tratou desde o início do ano.

Os fabricantes e as actualizações de segurança

O domínio do mercado pela Samsung coloca-o numa posição de topo no que toca à disponibilização de actualizações. Reclama para si que 60% do total de equipamentos têm pelo menos uma actualização de segurança, deixando bem para trás a concorrência. Mas nesta lista destaca-se já a Huawei que consegue estar na quinta posição, quase equiparada à HTC e apenas com a Motorola e a LG acima de si.

huawei_android_2-720x420

Mas este cenário muda de figura quando são avaliados os equipamentos com as mais recentes actualizações de segurança. É aqui que a Huawei consegue ter um domínio total, com quase 80% dos equipamentos a estarem actualizados com o que de mais recente existe no Android, em termos de segurança.

Os papéis aqui invertem-se e a Samsung está abaixo da LG, Motorola, OnePlus e da própria Huawei.

huawei_android_3

Para além da luta da Google para que os fabricantes actualizem os seus dispositivos para as mais recentes versões do Android, surge agora mais um problema, associado às actualizações de segurança, que mais uma vez estão a ser esquecidas ou ignoradas.

Cabe aos fabricantes e aos operadores garantirem que os equipamentos que colocam no mercado recebem as necessárias actualizações de segurança, algo que se sabe que não acontece e que mais uma vez ficou provado.

Duo Security