/ DePaulo Matos / Noticias / 0 comentários

Qual o smartphone com melhor autonomia em 2016?

A autonomia das baterias não é propriamente um factor que influencia na hora da compra de um smartphone topo de gama. No entanto, no dia a dia, a autonomia do equipamento é muito importante para o utilizador

Avaliar a autonomia de um dispositivo é sempre uma tarefa complexa, isto porque diferentes equipamentos têm diferente hardware (ex. ecrãs de tamanhos diferentes, diferentes CPUs, sistemas operativos, etc) mas já está disponível um comparativo que nos indica quais os smartphones de 2016 com melhor autonomia.

Depois do estudo da Consumer Reports, no inicio do ano, agora é a vez do site PhoneArena disponibilizar um comparativo sobre a autonomia de vários smartphones lançados em 2016.  O brilho dos ecrãs foi definido para 200 nits, uma valor ajustado para ambiente indoor.

Como se pode ver pela imagem seguinte, o recente iPhone 7 Plus é actualmente o smartphone que mais autonomia garante. No total o novo flagship da Apple aguentou 9h5 min. Segue-se o iPhone 7 com 7h46 e na terceira posição mais um iPhone, o SE, que aguentou 7h41 min.

Um dos equipamentos que desilude é sem dúvida o Huawei P9 que apenas conseguiu garantir uma autonomia de 6h51min, no entanto consegue superar o Galaxy S7 e até o recente LGv20.

autonomia_00

Os resultados apresentados são meramente indicativos e para um ambiente de testes. No entanto dá para perceber quais os equipamentos que poderão garantir uma melhor autonomia no dia a dia.

Algumas dicas para aumentar a autonomia da bateria

  • Reduzir a luminosidade (ajustando a mesma a ambientes indoor e outdoor);
  • Definir que o ecrã se desliga após 15 a 30 segundos de inactividade;
  • Quando estiver numa área sem cobertura wifi, desligue o Wifi. Caso não tenha sinal GSM pode activar o modo avião;
  • Reduza a frequência com que o e-mail e o feed das redes sociais é verificado (esta acção pode ser definida para outras apps);