Que aplicações usar para fazer Root ao seu Android? Nós explicamos!

Que aplicações pode usar para fazer Root ao seu Android? Nós explicamos!

Cada vez mais queremos saber como usufruir dos nossos smartphones e do seu máximo potencial! Root é nada mais do que conseguir aceder aos privilégios de administrador no seu dispositivo. Uma ação que antes requeria conhecimentos avançados dos usuários agora, é muito mais simples. Quer saber quais as aplicações que pode usar para fazer Root ao seu Android? Continue a ler, nós explicamos todo o processo.

Antes de avançarmos para como o fazer, temos de compreender o que é Root e quais as suas vantagens e desvantagens.

O QUE É ROOT?

Root é um processo que disponibiliza as permissões do administrador para conseguirmos obter licenças de superutilizadores (SU), o que facilita a instalação de aplicações que não constam na Google Play Store.

Resumidamente, no Linux, sistema em que o kernel (núcleo do sistema) do Android foi baseado, existem dois tipos de utilizadores: o “user” e o administrador, este conhecido como “superuser” ou “root” (raiz).

Este administrador tem acesso a um conjunto de ações, que nós, simples “users”, não podemos aceder com as definições iniciais. Ações tais como: criar e excluir partições (divisões de unidades no armazenamento físico, semelhantes aos drives C, D, etc no Windows), controlar arquivos protegidos e alterar o comportamento do Sistema Operativo.

Como fazer Root ao seu Android?

VANTAGENS E DESVANTAGENS

O que pode fazer com o seu Android com root? Muita coisa. Utilizadores com mais experiência costumam instalar aplicações específicas destinadas à automatização de funções, controlo da velocidade do processador, melhorar consumos de energia, ativar ou desativar por completo os acessos a 4G ou Wi-Fi, remover aplicativos de “fábrica” como estamos habituados a chamar e muito mais.

No entanto, esta ação implementa uma alteração bastante profunda ao seu dispositivo e, assim sendo, perde acesso à garantia do equipamento. Ao necessitar de uma assistência técnica, os técnicos especializados conseguem detetar se o equipamento foi alterado, mesmo que o utilizador desfaça o root e coloque o smartphone na sua forma original. Nestes casos, a reparação até pode mesmo ser recusada.

Quais os perigos?

Para além da perda da garantia do equipamento, quando executa o root de maneira incorreta, pode causar danos profundos e, por vezes, irreversíveis ao seu smartphone. Colocando-o num estado irreparável, sendo que este deixa de aceitar qualquer comando ou até mesmo carregar arquivos. Resumidamente, o seu dispositivo torna-se completamente inútil.

QUAIS AS APLICAÇÕES QUE PODEMOS USAR PARA FAZER ROOT?

Existem várias aplicações com este objetivo, no entanto, reforçamos que este processo tem as sua mais valias, mas também o oposto. Continue a ler para descobrir algumas das aplicações utilizadas para fazer root.

KINGROOT

Este, sem dúvida, que é uma das aplicações mais conhecidas para este objetivo. O KingRoot, apesar de ser completamente em chinês, oferece um serviço sem dificuldades para o utilizador, possibilitando com facilidade a distinção e manuseamento de superuser.

Esta aplicação identifica o modelo do seu smartphone e, de seguida, inicia todo o processo de root. Após iniciar, se tudo correr conforme planeado, a aplicação mostrará um “check” verde no seu ecrã. Este software tem uma taxa de sucesso de mais de 60% em dispositivos Android, o que faz dele uma das melhores ferramentas para este propósito.

King Root - Root ao seu Android

KINGO ANDROID ROOT

Outra aplicação capaz de realizar este processo de forma automática é o KINGO ANDROID ROOT. Este software possui uma versão para computador, que lhe permite fazer ligação do seu Android ou computador através de USB. Após, verifique se o modo “Depuração USB” está ativo. Se essa opção não aparecer, vá as definições e em “Sobre o telefone”, clique em “Versão do Sistema” múltiplas vezes.

Após esta ação, a aplicação irá confirmar se há possibilidade de fazer root no dispositivo. Assim que os drivers necessários estiverem disponíveis, apenas é necessário clicar no botão “ROOT”. Quando a ação terminar, basta clicar em “Finish” e está feito!

Kingo Android Root - Quais os perigos de Root?

ONE CLICK ROOT

O One Click Root é uma aplicação paga e oferece, além do estatuto e funções de superusuário, um suporte aos dispositivos e oferece todas as instruções necessárias sobre a instalação de ROMs e MODs através de uma central de atendimento online, ativa 24 horas por dia, todos os dias da semana. 

No entanto, na versão gratuita da aplicação, esta só verifica a possibilidade de fazer root ao seu dispositivo. 

One Click Root - Que aplicações usar para fazer Root ao seu Android? Nós explicamos!

iROOT

Esta aplicação trabalha de uma maneira bastante parecida ao Kingo Android Root e é compatível com mais de 8 mil modelos Android. Tal como a Kingo Android Root, deve conectar o seu smartphone ao seu computador e ativar o modo “Depuração USB”. Após, espere pela verificação ao sistema. Caso seja compatível, clique no botão “ROOT” e aguarde até estar concluído. 

Se por alguma razão o processo de root falhe, clique em “Retry” para que seja efetuada uma nova tentativa.

Quer fazer Root ao seu Android?

Estas são algumas hipóteses para fazer Root ao seu Android. No entanto, temos de relembrar que estas são apenas algumas das inúmeras aplicações com esta finalidade.

Resumidamente, fazer root ao seu Android tem as suas vantagens e desvantagens. Permite-lhe tornar-se um superuser, no entanto faz com que perca a garantia do seu equipamento, ou até mesmo fique impossibilitado de uma futura reparação ao seu smartphone.

_________

Partilhe estas Aplicações para fazer Root ao seu Android com os seus amigos e descubra as várias funções e potencial do seu smartphone.