/ DePaulo Matos / Artigos / 0 comentários

Smartphone Recondicionado: será uma boa opção?

O mundo dos smartphones está diariamente em constante evolução, desde novos modelos e até mesmo novas marcas. Há sempre quem prefira as “grandes marcas”, no entanto nem todas estão ao alcance de algumas pessoas derivado ao preço de venda ao consumidor. Surge então o mercado dos smartphones recondicionados, que além de darem uma “nova vida” a alguns equipamentos que se encontram num ótimo estado, estes são novamente colocados no mercado a um preço bastante mais acessível.

Mas o que significa afinal “recondicionado”?

Smartphones recondicionados são telemóveis que foram fabricados e embalados pelos fabricantes para venda, mas por alguma circunstância foram devolvidos à origem por uma loja de comércio de telemóveis ou devolvidos pelo próprio cliente. Quando são devolvidos ao fabricante as causas variam: poderão ter sido abertas as embalagens (telemóveis de exposição), mau funcionamento do equipamento, renovação de contratos de leasing, renovação de equipamentos empresariais ou simplesmente o facto do cliente não se adaptar ao mesmo.

Depois de serem devolvidos ao fabricante sofrem uma intervenção técnica por parte da própria marca ficando como novos e totalmente operacionais. Nos últimos tempos os centros técnicos autorizados, fazem as próprias reparações nos smartphones colocando-os operacionais e novamente no mercado, mas desta vez neste novo mercado dos recondicionados. Estas empresas de reparação de telemóveis e de assistência técnica asseguram também o bom funcionamento destes equipamentos e dão garantia dos mesmos, que pode variar conforme o tipo de smartphone.

Recondicionado vs Novo 

Qual a principal diferença de um smartphone recondicionado para um novo?

Muitas são as diferenças entre um smartphone usado e um recondicionado. Contudo, destaca-se o facto de os recondicionados apresentarem garantia (dependendo da Grade em que se encontram classificados) e os usados, na maioria das vezes, não apresentarem qualquer tipo de garantia. Outras das grandes diferenças é o facto dos recondicionados atravessarem um processo que os coloca num estado muito semelhante ao que se encontrava quando era novo.

Em consequência, os recondicionados, regra geral, são mais caros do que os usados, mas se fizermos uma comparação de qualidade/preço os recondicionados continuam a ser a opção mais acertada e mais vantajosa. 

Comprar um iPhone recondicionado é uma boa opção?

Claro que sim. Comprar um iPhone recondicionado é uma excelente opção, além de estar a adquirir o mesmo equipamento por um valor inferior está também a ajudar o Planeta no sentido de reduzir a produção diária em massa de novos smartphones e impedir também a má reciclagem de alguns equipamentos usados.

Um iPhone recondicionado é diferente de um que seja simplesmente usado. Isto porque um iPhone recondicionado pode ter sido apenas um iPhone que esteve exposto numa determinada loja e nunca tenha sido comprado ou tenha sido devolvido ao fabricante ou loja de venda por alguma anomalia.

É de salientar ainda que estes equipamentos recondicionados trazem, dependendo da Grade, os acessórios novos embalados e originais: cabo, carregador e earpods.

Quais são então as Categorias (Grade) dos iPhone?

Os iPhones recondicionados são classificados internacionalmente por Grades (Categorias). Essa classificação apresenta o estado do equipamento e está presente na descrição do mesmo.

As Grades dividem-se em:

Grade A++

  • 100% Funcionais.
  • Aspeto estético: Como novos, embalados nas caixas originais e com todos os cabos necessários.
  • Regra geral são equipamentos descontinuados que nunca foram vendidos ou artigos de exposição sem marcas de uso.
  • Possuem garantia de 1 ano.

Grade A+

  • 100% Funcionais.
  • Aspeto estético: Muito bom estado de conservação. As marcas de uso, caso existam, são quase impercetíveis.
  • NÃO incluem a caixa original e podem faltar acessórios como cabos e manuais.
  • Têm garantia de 1 ano.

Grade A

  • 100% Funcionais.
  • Aspeto estético: Bom estado de conservação, no entanto podem apresentar algumas marcas de uso como riscos e desgaste (exceto chassis partido/rachado) que não prejudicam a utilização do equipamento.
  • NÃO incluem quaisquer cabos nem acessórios exteriores ao equipamento.
  • Têm garantia de 1 ano.

Grade B

  • Funcionais de forma limitada.
  • Aspeto estático: Mau estado de conservação, incluem peças/partes partidas ou em falta.
  • NÃO incluem quaisquer cabos nem acessórios.
  • Têm unicamente garantia de 30 dias.

Grade C

  • Não funcionais.
  • Apenas servem para peças ou reparações.
  • NÃO incluem quaisquer cabos nem acessórios exteriores ao equipamento.
  • Não têm qualquer garantia.

Mas é seguro comprar um iPhone recondicionado?

Sim, sem dúvida! Comprar um iPhone recondicionado é seguro, uma vez que estamos a adquirir um smartphone com características muito semelhantes às de fábrica que sofreram uma avaliação, manutenção, limpeza, testes rigorosos e uma configuração com a finalidade de o colocar em bom estado de funcionamento para o mercado dos recondicionados. Estamos também a adquirir um equipamento muito mais barato de que um totalmente novo e com garantia dependendo da Grade em que se encontra classificado.

Poderá conferir as características dos Recondicionados da TecniMobile, na loja online clicando aqui.