Aplicações de Smartphone | Libertar Espaço
/ DeGraciela / Artigos / / 0 comentários

Top 5 Dicas para Libertar Espaço no seu Smartphone

O seu smartphone continua a alertar que está a ficar sem espaço?

Não se preocupe, este tema é muito comum em vários dispositivos e a solução para este problema é mais simples e prática do que parece. Mesmo sem um cartão de memória, existem diversas opções para otimizar a performance do seu smartphone e libertar espaço da sua memória interna.

Continue a ler e veja as Top 5 Dicas para libertar espaço no seu smartphone que a TecniMobile tem para si!

Se está interessado em descobrir o porquê de não conseguir fazer download do seu jogo favorito, ou salvar as fotografias do seu grupo de amigos ou família, basta aceder o Armazenamento do seu smartphone. Lá terá acesso a todas as informações das aplicações, vídeos, áudio, arquivos e cache de todos os ficheiros e aplicações disponíveis no seu dispositivo.

Vamos analisar diferentes estratégias para poder usufruir do seu smartphone ao máximo.

DICA 1 | Desinstalar e desativar aplicativos que não utilize

Com o passar do tempo e a correria do dia a dia acabamos por instalar aplicações que automaticamente deixamos de utilizar regularmente. Para dar um refresh às nossas apps basta ir a Definições > Aplicações e de seguida fazer scroll para ver todas as aplicações disponíveis.

Muitos fabricantes pré-instalam aplicativos que nos permitem aproveitar as funções essenciais dos nossos smartphones. No entanto, nem todas estas aplicações nos agradam e algumas vezes nem as podemos desinstalar, mas a partir do Android 4.0 é possível desativar as aplicações indesejadas. Para tal basta seguir os seguintes passos:

  1. Vá a Definições > Aplicações.
  2. Selecione a aplicação que quer desativar.
  3. Aparecerá um aviso a informar que ao desativar estas aplicações, outras apps poderão não funcionar como é pretendido. Desde que não seja um aplicativo essencial ao funcionamento do seu dispositivo basta clicar em Desativar.
  4. Após selecionar esta opção, clique em OK. Os dados da aplicação serão apagados e ocupará apenas a memória mínima necessária.

Para as outras aplicações basta repetir o mesmo processo. Se por alguma razão desativar alguma app que não devia, não há problema. Basta selecionar os Desativados, no menu de TODAS e selecionar quais quer reativar. Esta é uma das maneiras mais eficazes de libertar espaço no seu smartphone.

Aplicações de Smartphone | Libertar Espaço

DICA 2 | Fazer uma limpeza à sua galeria

Apesar de ser um processo mais aborrecido e demorado, a nossa galeria armazena imagens que já não precisamos, screenshots indesejados e vídeos que já nem nos lembramos o porquê de os termos registado. 

Selecione as imagens e vídeos que já não quer guardar e liberte espaço da sua galeria. Se por outro lado preferir recordar todos os momentos que registou também pode fazer uma cópia desses ficheiros para um computador ou disco externo. Desta forma, organizará todas as memórias existentes para mais tarde recordar.

Para tal, conecte o seu smartphone ao seu computador com um cabo USB e descarrega todos os ficheiros desejados.

Galeria de Smartphone | TecniMobile

DICA 3 | Faça limpeza da cache das aplicações

Esta tarefa pode ser mais complexa, mas nós estamos aqui para simplificar. Existem aplicações, tal como o WhatsApp, que o utilizam o armazenamento em cache (temporário) para guardar todos os ficheiros que recebe na app. As aplicações como o Spotify, Apple Music, entre outras, usam a cache para salvar todas as suas músicas preferidas no seu smartphone. Contudo, limpar a cache destas apps resulta em ter que fazer, novamente, download de todas as músicas que pretende guardar.

No entanto, esta ação tão importante é bastante útil para aplicações de consumo de conteúdos, tal como redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, Youtube, entre todas as outras aplicações. Nestas, fazer a limpeza da cache não afeta em nada o desempenho da aplicação. Para realizar esta ação siga os seguintes passos:

  1. Vá a Definições > Aplicações
  2. Procure as aplicações mencionadas acima ou outras que armazenam vários dados
  3. Clique na Aplicação > Armazenamento (sendo que em algumas versões de Android aparecem logo as opções do passo seguinte)
  4. Encontrará duas opções: Limpar Dados e Limpar Cache. A primeira opção faz com que o aplicativo retorne ao estado inicial, mas não queremos isso, pois perdemos todos os dados que temos na aplicação. A segunda opção, de Limpar a Cache, faz com que os arquivos temporários da app sejam eliminados.
  5. Clique em Limpar a Cache e o seu dispositivo fará o trabalho de libertar espaço no seu smartphone.

Como manter o seu smartphone 100% otimizado | TecniMobile

DICA 4 | Fazer Backup dos conteúdos do WhatsApp na Drive ou Cloud

Após a versão 2.12.197 da aplicação WhatsApp, é permitido ao utilizador guardar todo o conteúdo que recebe, criando um backup. 

Para tal, pode utilizar a sua conta G-mail ou criar uma gratuitamente. Para salvar todos os dados do WhatsApp na drive, basta ir a Definições > Conversas e Chamadas > Backup de Conversas. Nessa janela, clique em Fazer backup onde pode também configurar de quanto em quanto tempo quer que o backup seja realizado.

 

DICA 5 | Controlar pastas e arquivos pesados

Além das aplicações e de todos os dados que estas armazenam, existem algumas pastas no armazenamento interno do seu smartphone que podem ocupar bastante espaço.

Para controlar estes armazenamentos, o ideal é manter uma rotina de verificação da Memória Interna do seu smartphone.  Desta maneira, poderá eliminar transferências e ficheiros pesados que já não utiliza, tal como ficheiros zip ou pdf.

Como fazer a Limpeza da Cache? | TecniMobile

Os smartphones são ferramentas essenciais e não conseguimos ser 100% produtivos com um dispositivo que não corresponde às nossas necessidades. Contudo, uma manutenção cuidada e regular permite uma melhoria do seu desempenho.

Após estas técnicas de limpeza do seu smartphone, com certeza poderá usufruir de uma melhor e mais eficaz experiência. Se mesmo assim sentir que o seu dispositivo não se encontra no seu melhor estado, a TecniMobile está aqui para o ajudar. Basta solicitar um orçamento grátis e a nossa equipa especializada fará um reconhecimento ao seu dispositivo, de forma a entender o que poderá estar a afetar a sua performance.

Partilhe estas Top 5 Dicas para Libertar Espaço no seu Smartphone com os seus amigos e, em conjunto, vamos potencializar os nossos dispositivos.